terça-feira, 4 de setembro de 2018

Primeiro Socorros


Primeiros Socorros


A expressão primeiros socorros é usada para caracterizar uma série de procedimentos adotados para preservar vidas sob risco iminente e em condições de urgência e/ou emergência. Esses procedimentos são realizados geralmente por pessoas comuns, com conhecimentos teóricos e práticos acerca das técnicas utilizadas.
Conceitos e Definição: Os primeiros socorros referem-se ao atendimento temporário e imediato de uma pessoa que está ferida ou adoeceu repentinamente. Também podem envolver o atendimento em casa quando não se pode ter acesso a uma equipe de resgate ou quando técnicos em emergência médica (TEM) não chegam. Trata-se de procedimentos de urgência, os quais devem ser aplicados a vítimas de acidentes, mal súbito ou em perigo de vida, com o intuito de manter sinais vitais.




Avaliação das condições gerais da vítima: Todo procedimento de primeiros socorros deve começar com a avaliação da vítima. Sua avaliação é particularmente vital para fornecer a ajuda correta. Atitudes de coragem ou medo são reações bastante compreensíveis. Algumas pessoas não se manisfestam pois não sabem o que fazer, enquanto outras, sabendo ou não, podem se apresentar paralisadas pelo pânico ou pelo medo, ficando incapazes de tomar qualquer atitude.





Transporte de vítimas: O transporte de vítimas é um procedimento arriscado que muitas vezes, na tentativa de ajudar, a pessoa acaba agravando um quadro estável, recomenda-se que em casos de vítima grave, com possível lesão na medula, movimenta-se a vítima o menos possível. Recomendações posteriores incluem para que pessoas não se impressionem com a gravidade, a avaliação é que as lesões possam ser "cuidadas rapidamente".





Tipo de Acidentes: Para cada caso existe uma atitude, e um socorro diferente, veja à seguir alguns exemplos que exigem primeiros socorros:
Choque elétrico
- Infarto e Parada Cardiorrespiratória
- Envenenamento
- Picada de cobra ou bichos peçonhentos 

- Corpos estranhos e asfixia
Queimaduras

O que se deve fazer: 
  • A calma, o bom-senso e o discernimento são elementos primordiais neste tipo de atendimento.
  • Agir rapidamente, porém respeitando os seus limites e o dos outros.
  • Transmitir a vítima com tranquilidade, alívio, confiança e segurança, quando estiverem conscientes informar que o atendimento especializado está a caminho.
  • Utilize-se de conhecimentos básicos de primeiros socorros, improvisando se necessário.




Nenhum comentário:

Postar um comentário