terça-feira, 18 de setembro de 2018

Circuito Série e Paralelo

Setembro Amarelo

Setembro Amarelo




A automotivação é um ato em que o paciente comete o suicídio para aliviar a determinada dor. Quando não se tem o devido conhecimento. o ocorrido costuma ser mais frequente.
A morte pode esperar? Quem decide morrer?
Desistem de investir no movimento externo, na melancolia costuma-se dar com frequência frases de desistência. "Eu nunca vou conseguir vencer." " Eu não sou ninguém." "Eu não consigo suportar mais."
Uma arte de ouvir, é a Ciência para ajudar. Cabe a família e amigos poder ajudar tanto o depressivo, quanto o melancólico.
A gente nunca deve deixar de escutar.
Setembro Amarelo é uma campanha brasileira de prevenção ao suicídio, iniciada em 2015. É uma iniciativa do Centro de Valorização da Vida (CVV), do Conselho Federal de Medicina (CFM) e da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). 

Origem da cor amarela
 Segundo a Associação Catarinense de Psiquiatria, a cor da campanha foi adotada por causa da história que a inspirou. "Em 1994, um jovem americano de apenas 17 anos, chamado Mike Emme, tirou a própria vida dirigindo seu carro amarelo. Seus amigos e familiares distribuíram no funeral cartões com fitas amarelas e mensagens de apoio para pessoas que estivessem enfrentando o mesmo desespero de Mike e a mensagem foi se espelhando mundo afora.





Alguns mitos sobre o suicídio 







"As pessoas, que, ameaçam se matar, estão apenas querendo chamar a atenção. Falso, pois a pessoa pode sim estar passando por um período difícil de sua vida e estar solicitando ajuda. Toda e qualquer ameaça a de suicídio deve ser levada a sério.
O suicídio acontece sem aviso. Falso. Apesar de muitos pensarem ser um ato impulsivo, isso nem sempre é verdade. Muitas pessoas pensam em suicídio constantemente. Além disso, muitos suicidas comunicam seu sofrimento diariamente a outras pessoas.
O suicídio só acontece com os outros. Falso. O suicídio pode ocorrer com quaisquer pessoas que estejam em um alto grau de sofrimento. Aqui vale lembrar que o sofrimento independente de dinheiro, classe social, etc…
Uma pessoa que tentou cometer suicídio uma vez, não voltará a tentar. Falso. Na verdade, as tentativas de suicídio são um um indicador de que o suicídio pode realmente ocorrer.


Dados sobre o suicídio 

No Brasil, o suicídio é considerado um problema de saúde pública e sua ocorrência tem aumentado entre jovens. De acordo com números oficiais, 32 brasileiros se matam por dia em média, sendo essa uma taxa maior do que a de vítimas de AIDS e da maioria dos tipos de câncer.




Sistema de Numeração

Sistema de Numeração 

O sistema decimal é muito usado no cotidiano, pois nos oferece uma forma mais simples de manipular os números em determinadas situações matemáticas, é composto por dez números: 0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9.
O uso da Matemática em situações diversas não diz respeito somente ao homem, os computadores utilizam números para efetuar cálculos complexos com uma maior rapidez e praticidade. O sistema binário é usado pelos computadores é e constituído de dois dígitos o 0 e o 1. A combinação desses dígitos leva o computador a criar várias informações: letras, palavras, textos, cálculos.
Numeração Binária e Numeração Decimal

Transformando decimal em binário

14(base10) = 1110(base2)

14 / 2 = 7 resto 0
7 / 2 = 3 resto 1
3 / 2 = 1 resto 1

36(base10) = 100100(base2)

36 / 2 = 18 resto 0
18 / 2 = 9 resto 0
9 / 2 = 4 resto 1
4 / 2 = 2 resto 0
2 / 2 = 1 resto 0

O número binário será formado agrupando o último resultado seguido dos restos das divisões anteriores.

110100(base2) = 52 (base10)

0

casa 6 casa 5 casa 4 casa 3 casa 2 casa 1

25 24 23 22 21 20

1 x 25 1 x 24 0 x 23 1 x 22 0 x 21 0 x 20 
x 32 1 x 16 0 x 8 1 x 4 0 x 2 0 x 1

32 16 0

32 + 16 + 0 + 4 + 0 + 0 = 52

Exemplo
Transformar o número decimal 100 em binário.

Decimal para binário
Ele é dividido o número decimal entre 2 cujo resultado inteiro é de novo dividido entre 2 e assim por diante até que o dividendo é menor do que o divisor, 2. Isto é, quando o número é de 1 a dividir pontas espigadas.
Em seguida, os restos a partir da última para a primeira ordem, simplesmente colocado na ordem inversa como eles aparecem na divisão, eles volta. Este será o número binário que procuramos.

-> Ordain resíduos, da última para a primeira: 10000011
No sistema binário, 131 é escrito 10000011.

Código Cores em Resistores

Código de Cores Para Resistores

Instruções para determinar o valor de um resistor
Existem basicamente duas opções para conhecer o valor de um resistor:
  • Medir o resistor com um multímetro (o que pode ser às vezes impraticável, se o componente estiver soldado num circuito)
  • Ler o valor direto do corpo do resistor.
A segunda opção tem se mostrando mais eficaz. considerando-se porém que na maioria das vezes, os valores vêm codificados em cores, é necessário conhecer o código de cores que possibilitará a leitura desses valores.
Descrição do Código de Cores
O código de cores é a convenção utilizada para identificação de resistores de uso geral. Compreende as séries E6, E12 e E24 da norma internacional IEC.


Tabela de Cores




Procedimento para Determinar o Valor do Resistor

      Devemos:
  1. Identificar a cor do primeiro anel, e verificar através da tabela de cores o algarismo correspondente à cor. Este algarismo será o primeiro dígito do valor do resistor.
  2. Identificar a cor do segundo anel. Determinar o algarismo correspondente ao segundo dígito do valor da resistência.
  3. Identificar a cor do terceiro anel. Determinar o valor para multiplicar o número formado pelos itens 1 e 2. Efetuar a operação e obter o valor da resistência.
  4. Identificar a cor do quarto anel e verificar a porcentagem de tolerância do valor nominal da resistência do resistor.
OBS.: A primeira faixa será a faixa que estiver mais perto de qualquer um dos terminais do resistor.

Exemplo
1º Faixa Vermelha = 2
2º Faixa Violeta = 7
3º Faixa Marrom = 10
4º Faixa Ouro = 5%
 O valor será 270com 5% de tolerância. Ou seja, o valor exato da resistência para qualquer elemento com esta especificação estará entre 256,5W e 283,5W.

terça-feira, 4 de setembro de 2018

Primeiro Socorros


Primeiros Socorros


A expressão primeiros socorros é usada para caracterizar uma série de procedimentos adotados para preservar vidas sob risco iminente e em condições de urgência e/ou emergência. Esses procedimentos são realizados geralmente por pessoas comuns, com conhecimentos teóricos e práticos acerca das técnicas utilizadas.
Conceitos e Definição: Os primeiros socorros referem-se ao atendimento temporário e imediato de uma pessoa que está ferida ou adoeceu repentinamente. Também podem envolver o atendimento em casa quando não se pode ter acesso a uma equipe de resgate ou quando técnicos em emergência médica (TEM) não chegam. Trata-se de procedimentos de urgência, os quais devem ser aplicados a vítimas de acidentes, mal súbito ou em perigo de vida, com o intuito de manter sinais vitais.




Avaliação das condições gerais da vítima: Todo procedimento de primeiros socorros deve começar com a avaliação da vítima. Sua avaliação é particularmente vital para fornecer a ajuda correta. Atitudes de coragem ou medo são reações bastante compreensíveis. Algumas pessoas não se manisfestam pois não sabem o que fazer, enquanto outras, sabendo ou não, podem se apresentar paralisadas pelo pânico ou pelo medo, ficando incapazes de tomar qualquer atitude.





Transporte de vítimas: O transporte de vítimas é um procedimento arriscado que muitas vezes, na tentativa de ajudar, a pessoa acaba agravando um quadro estável, recomenda-se que em casos de vítima grave, com possível lesão na medula, movimenta-se a vítima o menos possível. Recomendações posteriores incluem para que pessoas não se impressionem com a gravidade, a avaliação é que as lesões possam ser "cuidadas rapidamente".





Tipo de Acidentes: Para cada caso existe uma atitude, e um socorro diferente, veja à seguir alguns exemplos que exigem primeiros socorros:
Choque elétrico
- Infarto e Parada Cardiorrespiratória
- Envenenamento
- Picada de cobra ou bichos peçonhentos 

- Corpos estranhos e asfixia
Queimaduras

O que se deve fazer: 
  • A calma, o bom-senso e o discernimento são elementos primordiais neste tipo de atendimento.
  • Agir rapidamente, porém respeitando os seus limites e o dos outros.
  • Transmitir a vítima com tranquilidade, alívio, confiança e segurança, quando estiverem conscientes informar que o atendimento especializado está a caminho.
  • Utilize-se de conhecimentos básicos de primeiros socorros, improvisando se necessário.